sexta-feira, 1 de março de 2013

CTB - Confraria do Torresmo Beirão
 
Fundada em 15 de Junho de 2012



 
Um grupo de Vilafranquenses  (naturais, residentes e amigos), decidiu criar uma Associação, capaz de reunir vontades e entusiasmos à volta de uma iguaria que tem raízes na região das Beiras, e que é verdadeiramente apreciada na nossa querida Vila Franca da Beira.

“CTB – Confraria do Torresmo Beirão” foi o nome dado a essa associação, fundada em 15 de junho de 2012. Esta novel Confraria terá como objeto a promoção e divulgação do património gastronómico beirão, no caso o Torresmo Beirão e o arroz do osso da suã,  a promoção e divulgação das tradições etnográficas e culturais beirãs, e a organização de eventos relacionados com aquelas atividades.

A Confraria tem âmbito nacional podendo estabelecer intercâmbios com associações congéneres a nível nacional e internacional visando os mesmos fins.

Na prossecução dos seus fins a Confraria propõe-se ainda a:

  • Organizar festas, receções, banquetes, reuniões e manifestações similares assegurando a genuinidade dos produtos e sua confeção;
  • Apoiar a elaboração e divulgação de trabalhos sobre a Gastronomia regional designadamente sobre a sua história e antigas técnicas de produção;
  • Promover conferências e passeios culturais;
  • Divulgar por todos os meios adequados as virtudes e tradições dos produtos gastronómicos endógenos do concelho e restante património referido;
  • Organizar concursos a fim de eleger e premiar anualmente os melhores profissionais da Gastronomia, quer no âmbito da cozinha, quer no serviço que a complemente, bem como as entidades individuais ou coletivas que tenham contribuído de forma relevante para promover o Património Gastronómico e Cultural do Concelho;
  • Estabelecer relações com outras Confrarias existentes, portuguesas ou estrangeiras;
  • Colaborar com os Orgãos locais, regionais, nacionais ou internacionais de turismo em todas as ações tendentes à divulgação e promoção da nossa Gastronomia e restante património.
 (Extrato dos Estatutos)
 
A Confraria, terá como todas as suas congéneres, os seus elementos identificativos: o traje, do qual faz parte o escapulário e o medalhão. O logotipo, o bordão usado pelo juiz e o estandarte. Terá também um conjunto de rituais relacionadas com as respetivas cerimónias.
 
Foram já eleitos os “Corpos Sociais” que iniciaram de imediato as primeiras tarefas para que a “Confraria do Torresmo Beirão” seja uma realidade nesta Beira Serra  de que tanto nos orgulhamos e que tanto amamos.