Segue-se a Saudação do Mordomo-Mor, Snr. António Augusto Simões, na referida Cerimónia:
“Muito Bom dia e bem vindos a Vila Franca da Beira
Quero agradecer a presença do Exmo. Sr. Presidente do Município de Oliveira do Hospital, Professor José Carlos Alexandrino Mendes, dos representantes das Confrarias do Queijo da Serra, de Oliveira do Hospital, da Confraria dos bolos, doces, aguardentes e licores, de Ervedal da Beira, da Confraria dos Sabores, de Coimbra, da Confraria do Medronho, de Tábua, das Confrarias do Vinho Verde, e Bolos Jesuítas, ambas de Santo Tirso, dos representantes da União de freguesias de Ervedal e Vila Franca, e ainda da Imprensa local.
Tal adesão muito nos honra, por quererem participar na nossa festa. Este é apenas o nosso 2º. Capitulo, o que demonstra que somos uma Confraria de tenra idade. Contudo, permanece em todos nós o espírito que nos levou à sua criação que é o propósito firme, e de forma construtiva, de divulgar as tradições e de zelar pela manutenção das iguarias tradicionais e gastronómicas da região.
Quem se envolve em iniciativas desta natureza sabe, e porque disso tem firme convicção, que vale a pena gastar o tempo para manter vivos e com vitalidade os usos e costumes que os nossos avós nos deixaram, e que assim continuarão a perdurar por muitos e muitos anos.
Iremos hoje proceder a entronização de mais dois membros desta confraria ( Filipe Frade e Victor Frade ). Mais deveriam estar aqui, mas por razões da sua vida não lhes foi possível. O ideal seria procedermos já hoje à entronização da componente feminina, ou seja, das nossas confrades, para que o grupo ficasse devidamente ornamentado. Tal não foi possível, esperamos que essa dádiva se concretize no próximo Capitulo.
Em nome da Confraria do Torresmo Beirão, um muito obrigado a todos e os nossos sinceros agradecimentos.”